Associação de Literatura e Beneficência, presença significativa na Saúde, Educação e Assistência Social, diante do contexto de Pandemia COVID-19 precisou se reinventar, pois a pandemia não trouxe só o Vírus que nos roubou a convivência, amigos, familiares, pessoas próximas, como também, as mazelas visíveis e invisíveis das desigualdades sociais, como a violência, miserabilidade, solidão, que impactou de forma crítica a nossa rotina, as famílias, nos apontando novos rumos de ações, a fim de suprir as demandas da cotidianidade.
Nesse pior cenário, precisávamos prosseguir e a melhor forma de conseguir foi encontrando o lado bom das adversidades e aprender com elas para não nos tornarmos reféns, principalmente quando vivemos algo que não está totalmente sob nosso controle como uma Pandemia, onde o mundo inteiro, povos e nações, independentemente de classe social, crença, cor, todos na mesma situação, todos iguais, todos seres humanos, suscetíveis ao novo Coronavírus. Moveu-nos a sair de nossa “zona de conforto” e buscar ações positivas.
Para isso, os cuidados com a vida, o apoio e o acolhimento foram priorizados e tornaram-se fundamentais para fortalecimento das competências socioemocionais, a cada dia, frente aos impactos e dificuldades da pandemia. Diante dessa nova realidade imposta pelo novo contexto de vida.
Na Sede, todos em Home Office, como alternativa para não suspender completamente suas atividades, as unidades executoras da Rede Verzeri, visando contemplar o público atendido de maneira subjetiva, para além das aparências foram em uma busca constante de um “novo olhar, com novas roupagens” superando os empecilhos de forma ética e comprometidas com o fazer profissional, tomamos medidas impopulares com redução da caga horária em todas as unidades.
Nas Escolas criou-se, cartilhas com orientações e medidas coletivas para evitar o contágio, assim definido: escalonamento das equipes, medidas de distanciamento social, apoio ao trabalho e atividades remotas dos colaboradores, processo de ensino e aprendizagem ofertado na modalidade online, atendimentos/consultas online, entre outros. Intensificou-se, também, a comunicação para que, de forma coletiva, as medidas de prevenção e higiene fossem reforçadas, os cuidados diante da propagação de notícias falsas, evitadas. Para isso, foram distribuídos materiais informativos como newsletter, post especiais nas redes sociais, lives com profissionais nesta área para a mudança de comportamento e atitude visando sempre a promoção da saúde.
Nos Centros Sociais as famílias continuaram sendo assistidas com ações solidarias, como arrecadação de alimentos, como também campanhas de arrecadação de cobertores, Drive Thru, doações de brinquedos; campanhas de fique em casa; Brechó Solidário, entre outras ações registradas, conforme fotos em anexo. Atos que parecem simples, mas que fizeram a diferença na vida de quem os recebeu, um ato de amor e de solidariedade.
Na Saúde toda aquisição de EPIs e as comunidade sendo solidárias na confecção de máscaras a serem fornecidas aos hospitais.