Fundador – Bergamo 1767 – 1836

José Benaglio foi um padre cujo ministério se desenvolveu sempre na Diocese de Bérgamo, no norte da Itália. Ele viveu de 1767 até 1836. Um padre muito dedicado ao Povo de Deus, e muito santo.

Como era costume na época, nos primeiros anos ele foi educado pela família e por um padre que frequentava a casa, que o ensinou a ler e também o preparou para receber os sacramentos. Esse padre era também muito virtuoso, e ter convivido com ele motivou Benaglio a também querer ser padre.
Assim frequentou por alguns anos a escola local e, logo depois, encaminhou-se ao Seminário, onde cursou Filosofia e Teologia. Era tão brilhante nos estudos e na virtude que foi ordenado bem cedo, aos 23 anos, logo fazendo parte do grupo de padres que assessorava o Bispo na Catedral.

Ele dedicou-se especialmente a ouvir Confissões e a participar das Missões no interior. Deu preferência aos estudos da Teologia Moral porque, além de ajudar as pessoas no caminho de Deus, queria que compreendessem que Deus é misericordioso e bom e quer sempre o melhor para os seus filhos. Assim também combatia uma tendência da época que usava de muito rigor com os pecadores.

Outra área de muita dedicação foi a educação das crianças e jovens. Para isso fundou escolas gratuitas na cidade, mantida com seus próprios recursos e de amigos, padres e leigos. Uma para meninos e outra para meninas. A escola para meninas afinal, em 1831, foi assumida integralmente pela Congregação das FSCJesus, que iniciou naquele ano, mas as primeiras irmãs já eram há anos professoras na escola das meninas.

José Benaglio morreu em 1836, com 69 anos. Um grande padre, dedicado, dinâmico, animado por uma espiritualidade séria e profunda. Merece ser para sempre lembrado e invocado.

Arlete Simon
Encantada por Benaglio!